Os Jesuítas são uns famosos pastéis típicos da doçaria tradicional portuguesa, que encontramos facilmente em qualquer pastelaria do país e cuja receita tem mais de 100 anos. Embora não haja certezas relativamente à origem deste doce, cuja receita tem variantes, sobretudo na cobertura, os jesuítas genuínos são os de Santo Tirso.
Ainda hoje se desconhece a razão do nome desta receita – há quem defenda que se deve ao seu formato, uma imitação do trajar dos monges jesuítas, ou que a receita seja de origem conventual… O que se sabe é que este pastel folhado surgiu em Portugal pela mão de um pasteleiro espanhol que trabalhou na conceituada Confeitaria Moura, ainda hoje existente em Santo Tirso, e que foi ele quem deu o nome à iguaria. As versões relativamente à origem do nome parecem convergir, pois este cozinheiro teria trabalhado como cozinheiro numa comunidade de padres jesuítas, em Bilbao.
A verdade é que eles fazem parte, actualmente, da típica doçaria portuguesa e muito embora possam apresentar algumas variantes, é um pastel conhecido e apreciado em todo o país.
Esta massa folhada recheada e coberta de merengue, cortada em triângulos alongados, que faz o doce típico de Santo Tirso, é confecionada com farinha, manteiga, ovos, açúcar, canela, água e sal.
Ler mais:
http://www.docesregionais.com/jesuitas-santo-tirso/
http://eumaiguariaportuguesacomcerteza.blogspot.com/2013/01/jesuitas-santo-tirso-os-jesuitas_21.html
https://www.e-konomista.pt/artigo/jesuita/
Sem comentários:
Enviar um comentário