Todos os portugueses, e muitos estrangeiros, já ouviram falar no famoso galo de Barcelos, um verdadeiro símbolo nacional. Ainda assim, muitos serão os que desconhecem a lenda que está na sua origem e que está directamente relacionada com o caminho português de Santiago.
Logo à chegada à cidade, no pátio das ruínas dos Duques de Barcelos, encontramos um dos mais antigo vestígio desta lenda: o cruzeiro, que terá sido esculpido pelo galego cuja história deu origem à lenda.
Por toda a cidade se encontram hoje enormes galos, com as mais variadas decorações. Encontrei um especialmente interessante, decorado com uma banda desenhada que conta a lenda e, que apresento a seguir.
Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo. Este jurava inocência, clamando que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.
Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos.
Cruzeiro do Senhor do Galo |
O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.” O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo mas, quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.
A lenda do Galo de Barcelos inscrita na parede de um restaurante em Canterbury, Inglaterra. |
Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago. Este cruzeiro é a mais antiga representação da lenda do Galo de Barcelos e apresenta os principais intervenientes da história: O peregrino, o enforcado e o galo.
Hoje o "galo de Barcelos" é conhecido em todo o mundo e perpetua esta lenda.
Fonte (com a devida vénia): David Samuel https://www.dobrarfronteiras.com/lenda-galo-barcelos/
Sem comentários:
Enviar um comentário