domingo, 11 de março de 2018

Grutas de Alvados



As Grutas de Alvados foram descobertas em 1964 por um grupo de trabalhadores das pedreiras de calcário da Serra dos Candeeiros, ao ouvirem o cair das pedras num algar profundo. 
Situadas numa região calcária, em pleno Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, no Maciço Calcário Estremenho, as Grutas de Alvados são compostas por uma sucessão de salas de estalactites e estalagmites, ligadas entre si, com nomes sugestivos: Planeta Maravilhoso, Lago da Ponte, Sala das Estátuas, Lago das Maravilhas, Sala Bela Adormecida, Sala dos Ciprestes.
O seu interior divide-se em dois sectores, o que obrigou à abertura de um túnel de ligação e outro de saída, que só anos mais tarde permitiram criar as condições de segurança para serem abertas ao público, o que só aconteceu em 1973.
A visita inicia-se por uma entrada natural exterior e no seu interior vamos encontrar a delicadeza das suas formações calcárias, onde as estalactites e as estalagmites surgem ligadas a pequenos lagos naturais que nos transportam para um maravilhoso mundo subterrâneo. 


Ler mais:
http://sogrutas.com/index.php?r=site/inicio&pag=2
https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-grutas-de-alvados-16485
http://www.municipio-portodemos.pt/page.aspx?id=178
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grutas_de_Alvados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila