O “Caminho do Abade” é um percurso linear com 6 km de extensão, com início no centro da vila de Ribeira de Pena , em concreto da Igreja Matriz de Ribeira de Pena (Igreja do Salvador) até à Igreja Matriz de Santo Aleixo de Além Tâmega, ou vice-versa, guiando o caminheiro por caminhos carregados de história e simbolismo, que alguns pontos notáveis da região conjugados com a paisagem deslumbrante transformam o “Caminho do Abade” num percurso revigorante e de singular beleza.
Considerando o ponto de partida a Igreja Matriz de Ribeira de Pena (Igreja do Salvador), o caminheiro inicia a sua caminhada em direção a Friúme, deixando o núcleo urbano para trás. Trilhado algum percurso, o caminheiro emboca num caminho de calçada antigo, ladeado por muros, por vezes irregular devido ao desgaste sofrido ao longo dos tempos, que serve de ligação a Friúme, local onde Camilo Castelo Branco residiu, entre 1840/1842, e se inspirou na elaboração, de algumas, obras.
Ao percorrer a margem do Rio Tâmega salta-nos à vista uma azenha em ruínas, testemunho dos afazeres agrícolas ligados ao cultivo do milho. No seguimento do nosso percurso passamos por um dos monumentos de maior interesse do concelho de Ribeira de Pena, a Ponte de Arame que atravessa o Rio Tâmega e que foi mandada construir pelo Padre Albino Afonso para permitir a ligação mais eficaz entre a Ribeira e Santo Aleixo. É uma ponte suspensa, engenhosamente construída, que lhe confere a particularidade de ser um monumento viário muito importante que manteve as funções de ligação entre a ribeira e Santo Aleixo até ao ano de 1963. Depois de a atravessarmos, e seguindo o caminho à nossa frente, passamos pelo solar da Aldeia e o da Fecha, encerrando o percurso em plena aldeia de Santo Aleixo.
Ler mais:
http://www.cm-rpena.pt/documentos/turismo/CAMINHO%20DO%20ABADE_v4leve.pdf
http://www.cm-rpena.pt/turismo/?id=3
http://adetoco.blogspot.pt/2015/10/blog-post.html
Sem comentários:
Enviar um comentário