A Igreja Matriz de Mértola também designada por Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, localiza-se em Mértola junto ao Castelo. Primitiva mesquita almóada construída no século XII, sendo posteriormente adaptada a igreja cristã na altura da reconquista vindo a sofrer as grandes obras de modificações no século XVI. Actualmente ainda se observam vestígios do antigo templo muçulmano como é o caso de quatro portas de arco em ferradura e o mirhab a porta virada para Meca, elemento orientador das preces muçulmanas.
A mesquita aljama de Mértola, tal como outros templos islâmicos peninsulares, foi transformada em igreja após a reconquista, mas as grandes obras de remodelação, ao contrário do que foi frequente, não se realizaram imediatamente e foi necessário esperar por 1532 para que tivessem lugar.

Em meados do século XVI (1535-1565), a igreja foi profundamente remodelada. O minarete, transformado em torre sineira seria sacrificado mais tarde, em meados do século XVII, quando se levantou a actual torre do campanário.
Em meados do século XX, realizaram-se as obras que puseram novamente a descoberto os vestígios da antiga mesquita e que actualmente ainda se conservam.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70163/
https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-igreja-matriz-de-mertola-285627
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/1769/1/Relat%C3%B3rio_interven%C3%A7%C3%A3o_arqueol%C3%B3gica_mesquita.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário