terça-feira, 13 de março de 2018

Jardim da Estrela


O Jardim Guerra Junqueiro, conhecido por Jardim da Estrela foi construído no séc. XIX (1842), por iniciativa do estadista Bernardo da Costa Cabral, Marquês de Tomar, na antiga cerca do convento beneditino da Estrelinha. É um jardim naturalista de concepção romântica, inspirado no tipo de parque à inglesa, cercado por um gradeamento, com uma vegetação muito interessante quer pela quantidade, quer pela diversidade.
Trata-se de um jardim romântico, "à inglesa", que inclui uma gruta artificial (onde foi colocada uma estátua de Assis Rodrigues, vinda do Passeio Público, substituída depois pela do poeta Antero de Quental, de Barata Feyo). Tem um coreto, o mais antigo de Lisboa, da autoria do arquitecto José Luís Monteiro, trazido da Avenida da Liberdade e numerosa estatuária de que se destaca "Despertar" de Simões de Almeida ou a homenagem ao actor Taborda da autoria de Costa Motta, sobrinho.
Este jardim de bairro, é um dos mais tranquilos e agradáveis de Lisboa, com as suas inúmeras plantas exóticas, os seus animais em liberdade (gansos, cisnes, patos, etc.), as suas fontes e as suas grutas artificiais. O jardim dispõe também de zonas de jogos infantis, uma pequena biblioteca e um quiosque de bebidas junto ao lago.


Ler mais:
http://www.cm-lisboa.pt/zonas/centro-historico/espacos-verdes/info/jardim-da-estrela-jardim-guerra-junqueiro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_da_Estrela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila