terça-feira, 6 de março de 2018

Museu Municipal Carlos Reis




Deve-se a Gustavo Pinto Lopes a iniciativa da fundação do Museu Municipal de Torres Novas em 1933, que veio a inaugurar em 20 de junho de 1937. Gustavo Pinto Lopes seria o primeiro conservador do museu, tendo sido nomeado para o cargo em 1935. Passados sete anos, em 13 de Maio de 1942, a Câmara Municipal de Torres Novas decidia atribuir ao Museu o nome de Carlos Reis, pintor naturalista nascido no Concelho em 1863. O Museu foi reinstalado em 1993 na Casa Mogo, seu local de origem.


O Museu Municipal Carlos Reis, como infraestrutura cultural por excelência, presta à comunidade um serviço direccionado para a preservação do património cultural torrejano, procurando assegurar a transmissão da memória e identidade locais, quer pelo serviço de manutenção das peças em acervo, quer pela promoção de actividades de vária índole direccionadas aos vários tipos de público que o visita. Convertidas em núcleos expositivos permanentes são apresentadas ao público quatro vertentes patrimoniais que incidem, especificamente, nas áreas da História Local, Arqueologia, Arte Sacra e Pintura de Carlos Reis. 

A maioria das peças expostas provém de doações, feitas por parte de instituições ou pessoas a título particular, e, ainda, de depósitos de obras cuja preservação é assegurada pelos técnicos do museu. Resulta, portanto, um conjunto museológico bastante heterogéneo no que toca à tipologia das peças que integram a colecção.

Fonte: Direcção-Geral do Património Cultural - Museus e Monumentos

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/museu-municipal-carlos-reis/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila