O Palácio da Brejoeira fica situado na freguesia de Pinheiros, a sul da vila de Monção e é, desde 1910, considerado como Monumento Nacional.
No início do século XIX, Luís Pereira Velho de Moscoso mandou construir este Palácio no local onde existia a antiga Quinta do Vale da Rosa que pertencia à sua família há já alguns séculos.
Luís Pereira Velho de Moscoso era um homem de posses, tendo entre outras funções honrosas, entre a comunidade de Monção, a de Fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo.
Este homem mandou construir o Palácio da Brejoeira quando decorria o ano de 1806 e a obra ficou concluída apenas 28 anos mais tarde, já debaixo da orientação do seu filho, Simão Pereira Velho de Moscoso. Foi autor do projecto o arquitecto Carlos Amarante.
Construído em estilo neoclássico e com uma planta em forma de "L", apresenta no entanto ornatos de estilo rococó. As suas quatro fachadas são limitadas por três torreões que acrescentam uma presença distintiva e que recorda o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. O corpo central é quase totalmente revestido a granito e apresenta ao centro um portal alargado e feito saliente dos corpos laterais, este corpo central é ainda coroado pelo brasão de armas familiar entre duas balaustradas. No corpo perpendicular à fachada nobre a decoração torna-se mais severa, não quebrando, no entanto, a harmonia do conjunto.
Na década de 1930, o Palácio é vendido novamente, passando a ser adquirido pela família a quem ainda hoje pertence e que aí reside, sendo a accionista maioritária da Sociedade Anónima que detém este monumento. Na altura, tornou-se proprietária Hermínia de Oliveira Paes, sendo que esta ordena a reestruturação da propriedade, procedendo à plantação e comercialização do prestigiado vinho Palácio da Brejoeira, de casta Alvarinho.
Actualmente, e desde 2010, o Palácio da Brejoeira abre as portas para receber diferentes tipos de visitas guiadas, que poderão ser à totalidade dos espaços do Palácio, ou apenas uma parte delas.
No fundo da Avenida das Tílias pode-se vislumbrar a imensa vinha do prestigiado vinho Alvarinho Palácio da Brejoeira, que é nestes 18 hectares é cultivado desde os anos 70, e após as vindimas é eximiamente tratado na adega. Entre a vinha e o Palácio Na Adega Antiga encontra-se a envelhecer, em barricas de carvalho francês, a Aguardente Vínica Velha "Palácio da Brejoeira".
Ler mais:
http://palaciodabrejoeira.pt/pdb/
http://www.historiadeportugal.info/palacio-da-brejoeira/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_da_Brejoeira
Sem comentários:
Enviar um comentário