Um pouco de história sobre como surgiu o famoso pão-de-ló. Já em 1700, o famoso doce era usado como oferta aos oradores sacros e figurantes que visitavam a então vila.
Deverá ter surgido em algum convento nos arredores de Ovar. A receita terá sido levada para lá por alguma religiosa filha da terra.
Por volta de 1900 apenas algumas famílias sabiam a receita do tão apreciado doce sendo só por elas fabricado, por essa razão as pessoas lhe levam todos os ingredientes para que lhe confeccionassem a iguaria de comer e chorar por mais.
O seu fabrico era feito em enormes alguidares de barro vermelho, batendo à mão cerca de 2 horas, cozido em caçarolas de barro forradas de papel branco. Havia pessoas que presenteavam familiares e amigos de Lisboa com essa delícia. Sendo estes transportados em canastras de formato esguio de acordo com as formas do bolo.
Com o passar dos anos algumas dessas famílias usaram os seus conhecimentos fazendo deles um bom negócio bem rentável, dando a conhecer essa maravilha ao mundo.
Actualmente, o "Pão-de-ló de Ovar" é um produto de pastelaria confeccionado à base de ovos, sobretudo gemas, açúcar e farinha. Apresenta-se dentro de uma forma revestida com papel branco, com o formato de uma "broa" de massa leve, cremosa, fofa e de cor amarela designada por "ló" com uma fina côdea acastanhada dourada levemente húmida, e o interior de textura húmida designado como “pito”.
Fontes:
http://pc-flor.blogs.sapo.pt/3818.html
https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/doces-e-produtos-de-pastelaria/570-pao-de-lo-de-ovar-igp
Sem comentários:
Enviar um comentário