O Apeadeiro de Gatão foi uma gare ferroviária da Linha do Tâmega, que servia a localidade de Gatão, no concelho de Amarante.
De via reduzida, um metro entre carris, esta linha teve o seu terminus em Arco-de-Baúlhe e foi considerada como complementar da Linha do Douro.
O crescimento da extensão do Caminho-de-Ferro fazia sentir o aumento do progresso nas terras que assim esperavam o comboio, ao ser criado um meio de transporte quase único.
Em 20 de Março de 1909 o comboio chegou a Amarante para que no dia seguinte, em 21 de Março de 1909 fosse inaugurado este troço ferroviário. Em 23 de Outubro de 1921 chega a primeira composição dos Caminhos-de-Ferro do Estado a Gatão. Após 5 anos foi vez de receber o comboio, a freguesia da Chapa e daí partir para Terras de Basto onde chegou em 1932 a Celorico de Basto e em 15 de Janeiro de 1949 também foi vez de Arco de Baúlhe inaugurar a sua estação, passando também a integrar a rede ferroviária nacional.
Com muitos altos e baixos, esta linha de caminho-de-ferro foi vivendo até que o Governo em 1988 mandou encerrar esta linha no troço entre Amarante e Arco de Baúlhe, fazendo acontecer o mesmo em outras linhas estreitas em determinados troços, o que se veio a concretizar em Janeiro de 1990. Foi com grande tristeza que algumas estações e apeadeiros ficaram ao total abandono e posterior degradação. A partir dessa altura, ficaram em serviço apenas os 12,5 km entre as estações de Amarante e Livração.
Fonte: geocaching.com
Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apeadeiro_de_Gatão
https://www.geocaching.com/geocache/GC3CAZX_linha-do-tamega-apeadeiro-de-fregim
Sem comentários:
Enviar um comentário