A Casa-Museu Frederico de Freitas, de proporções imponentes e apelativa cor avermelhada, é uma presença marcante na íngreme Calçada de Santa Clara e um elemento de destaque no âmbito da arquitectura civil urbana da zona histórica da São Pedro e do centro do Funchal.

Em 1941 a Casa foi arrendada ao Dr. Frederico de Freitas (1894-1978), advogado, notário e colecionador madeirense, que aí viveu cerca de 40 anos, reunindo um impressionante conjunto de obras de arte, posteriormente legado à Região Autónoma da Madeira.

Recebido o legado, em 1978, o Governo Regional inicia os trâmites necessários à aquisição do imóvel, sendo a Casa-Museu inaugurada em 1988, com a abertura da Casa da Calçada e de uma zona dedicada às Exposições Temporárias. O projecto do museu ficou completo em 1999, com a conclusão da Casa dos Azulejos, concebida e edificada para acolher o importantíssimo acervo de azulejaria, com condições de acessibilidade, reservas, oficina e Auditório e da Casa da Entrada, onde funcionam os Serviços de Portaria e Recepção, os Serviços de Educação e de Animação e o Gabinete de Estampas e Desenhos.
Fonte:
http://cultura.madeira-edu.pt/museus/Museus/CasaMuseuFredericodeFreitas/tabid/188/language/pt-PT/Default.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário