quinta-feira, 19 de abril de 2018

Castelo de Pinhel


Erguido na cota de 600 metros acima do nível do mar, este castelo urbano apresenta planta no formato oval, com a muralha envolvendo a colina e o centro histórico. Esta muralha, em aparelho de granito, era reforçada originalmente por seis torres de planta quadrada (das quais restam apenas duas) às quais correspondiam igual número de portas: a Porta de Santiago, em arco pleno, a da Vila, a de São João, a de Marrocos, a de Alvacar e a de Marialva.
No interior da praça de armas erguem-se duas torres ameadas, a mais elevada, a Leste, é a Torre de Menagem, obra de D. Dinis, reformada por D. Manuel I. Apresenta gárgulas salientes, balcões sustentados por mísulas, com sistema de matacães, portas em arco quebrado, seteiras cruciformes, merlões rectangulares. Sob estes foram rasgadas janelas, uma das quais é geminada e ostenta decoração naturalista em verga manuelina. O interior da torre apresenta um salão coberto por uma abóbada nervurada, obra também pertinente ao reinado de D. Manuel I. A outra torre, a Oeste, de planta quadrada, foi utilizada, no passado, como prisão, conservando uma janela ogival dessa época.
Três cisternas, dentro da cidadela, junto à Porta da Vila e à Porta de Santiago, garantiam o abastecimento de água potável.
A torre Oeste recebeu em 2005 o primeiro miradouro virtual da Europa, com projecto e implantação a cargo da empresa Ydreams. O Panorama é agradável e vasto, desenhando-se com nitidez o perfil da Serra da Marofa.

Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Pinhel
http://www.portugalnotavel.com/castelo-de-pinhel/
http://fortalezas.org/index.php?ct=fortaleza&id_fortaleza=1914&muda_idioma=PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila