A Igreja Matriz de Barcelos, ou Igreja de Santa Maria Maior, é um templo gótico construído durante o século XIV, ampliando o anterior edifício românico. Algumas das soluções construtivas e decorativas aqui empregues participam destas duas artes, que começaram por ser antagónicas, pelo menos na região da Île-de-France, onde nasceu o Gótico, mas que, em zonas periféricas, se mesclaram e interpenetraram, formando um estilo de transição a que muitos chamam românico-gótico.
O templo foi alvo de sucessivas beneficiações, contando-se como mais importante a ocorrida durante o século XVIII, quando se procedeu ao revestimento das paredes com azulejos e a colocação de talha nos altares laterais, com especial destaque para o Altar do Santíssimo.
Os painéis de azulejos datam de 1721 e cobrem o corpo da igreja com episódios da vida da Virgem.
Externamente, observa-se, sobre a portada, uma rosácea neogótica, instalada durante os restauros do século XX, e à direita da igreja levanta-se uma torre sineira do século XVIII.
Ler mais:
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5245
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70556/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Matriz_de_Barcelos
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/igreja-de-santa-maria-maior-matriz-de-barcelos
Sem comentários:
Enviar um comentário