A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Torre de Moncorvo, uma das mais belas em Portugal no estilo maneirista, ergue-se no local onde outrora existia a igreja medieval de Santa Maria. Iniciou-se a sua construção na primeira metade do séc. XVI, prolongando-se até aos primeiros anos do século seguinte.
A fachada principal com a sua torre saliente transmite-nos uma forte sobriedade, exuberância e elegância que contagia o resto do edifício, não menosprezando o seu belo pórtico em estilo Renascentista. Esta foi dividida em duas partes, a superior, formada pela parte maciça da torre sineira, e a inferior, pertencente ao pórtico central e às duas ordens de nichos que o sobrepujam.
O interior tal como o exterior apresenta uma sobriedade e elegância, com os seus cinco tramos de naves simetricamente abóbadados.
Na capela-mor pode ser admirado o grandioso retábulo de talha barroca da autoria do mestre bracarense Jacinto da Silva, que o executou entre 1752 e 1754, cujo desenho exprime bem a qualidade cenográfica do estilo barroco, na sua versão mais esplendorosa ainda herdeira dos faustos da época de D. João V, com as suas colunas salomónicas enquadrando a tribuna, anjos alados nos remates e o habitual repertório ornamental naturalista de motivos vegetalistas e concheados. As pinturas murais da capela-mor, já ao gosto rococó, devem-se ao pintor Francisco Bernardo Alves, que as executou em 1779.
Esta opulenta e exuberante Igreja Matriz está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Ler mais:
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-braganca/c-torre-moncorvo/torre-moncorvo/igreja-matriz
http://patrimonionoterritorio.gov.pt/patrimonio/index.php?action=getDetalheMonumento&id=85
http://culturanorte.gov.pt/pt/patrimonio/igreja-de-torre-de-moncorvo/
http://www.portugalnotavel.com/igreja-de-nossa-senhora-da-assuncao-matriz-de-torre-de-moncorvo/
Sem comentários:
Enviar um comentário