O Mosteiro de Pombeiro ou Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro localiza-se na freguesia de Pombeiro de Ribavizela , concelho de Felgueiras.
Uma das mais antigas instituições monacais do território português, documentada desde o século 853, foi transferido de local e reconstruído nos séculos XI e XII, embora pouco reste das campanhas construtivas empreendidas pelos monges beneditinos dessa época. Em 1112 recebeu carta de couto de Dona Teresa e foi patrocinado pela importante família dos Sousões de Ribavizela. Tornou-se um dos grandes potentados da região, acumulando vasto património fundiário e influência política.
No séc. XVI foram introduzidas na fachada duas torres maneiristas. No séc. XVIII foram concebidos diversos altares para o interior da igreja e no início do séc. XIX o claustro foi remodelado segundo os padrões neoclássicos, um modelo sem paralelo nos espaços monásticos do Norte do país.
Extintas as Ordens Religiosas em 1834, o Mosteiro foi pilhado e alienado, tendo uma parte significativa das suas pedras e silhares sido aproveitada para outras obras da região.
Só em meados do século XX o conjunto começou a ser restaurado e mais recentemente, foi alvo de uma intervenção arqueológica generalizada, que permitiu reconhecer as principais fases de ocupação do local.
No exterior, no jardim, ao lado dos claustros semi-destruídos, está uma fonte cuja cor denuncia que é recente.
Desde 1910 que o Mosteiro do Pombeiro é classificado como Monumento Nacional.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69837/
http://www.viajecomigo.com/2016/05/07/mosteiro-de-pombeiro-felgueiras/
http://www.rotadoromanico.com/vPT/Monumentos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Pombeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário