sábado, 7 de abril de 2018

Aldeia vinhateira de Barcos



É na região do Douro que está Barcos, uma das Aldeias Vinhateiras, que chegou a ser sede de concelho e deixou de o ser em 1855, a favor de Tabuaço. As origens românicas ainda estão presentes, com um conjunto arquitectónicco que é centralizado pela Igreja Matriz (Igreja de Nossa Senhora da Assunção).
Nesta bonita aldeia pode-se explorar marcas de outras épocas, como várias edificações medievais. A tradição mantém-se nas casas típicas do povoado, que se organizam em torno da da Igreja Matriz, datada do século XIII. Outros edifícios ricos em história que merecem uma visita atenta são o Santuário de Santa Maria do Sabroso, o Cruzeiro dos Centenários de Barcos, a Fonte Velha, o Fontanário do Largo do Adro, o antigo Forno da Confraria, e os tradicionais solares e casas senhoriais, com o tempo marcado nas suas fachadas, entre outras edificações que atestam bem a importância que em tempos teve esta aldeia. 
O sagrado e o profano encontram-se no velho caminho da Via-sacra que termina junto à Capela de Santa Bárbara. Durante a Semana Santa, época de celebração em Barcos, o percurso ganha vida com a presença de quadros vivos por toda a aldeia. Outra festividade a não perder em Barcos é, em outubro, a Festa das Vindimas.
Pela região encontram-se várias Quintas de produção vitivinícola, que compõem um interessante e rico Património, como as da Paradela, da Pereira, do Ramiro, da Raposeira, de Vale da Buza ou a do Vale do Barco. 

Ler mais: 

http://www.viajecomigo.com/2017/01/27/aldeia-vinhateira-de-barcos-tabuaco-portugal/
http://www.aldeiasportugal.pt/sobre/73/#.WsiwU4jwZQI
https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-barcos-20936
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barcos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila