sexta-feira, 27 de abril de 2018

Pelourinho de Melo


Melo é uma povoação de grande antiguidade, que já atingira o estatuto de vila no século XIII. Teve origem numa herdade instituída, no início desse século, por D. Gonçalo de Sousa, que logo terá passado para o senhorio de D. Soeiro Raimundo, cruzado regressado da terra Santa. Foi posteriormente doada por D. Afonso III a Mem Soares, cavaleiro que acompanhara o rei na conquista do Algarve, e que tomou para seu apelido o nome da terra. Melo recebeu foral de D. Manuel, dado em 1515, na sequência do qual se terá levantado o actual pelourinho, junto à ainda existente Casa da Câmara e cadeia comarcã, que conserva o brasão dos Melo. 
O pelourinho ergue-se sobre um amplo soco de quatro degraus quadrados, de superfícies muito desgastadas. É constituído por um fuste octogonal liso, com base quadrangular talhada no mesmo bloco, e encimado por uma larga roca octogonal composta por seis molduras lavradas, com decoração geometrizante, e rematada por uma peanha oitavada moldurada sobre a qual figura uma esfera armilar com cruz em ferro. Nas faces da peanha do remate também existem representações geométricas. Numa das faces da roca está o escudo de Portugal, com as Cinco Quinas. Tem uma pequena cruz de ferro no topo.
Foi classificado como Monumento Nacional em 1915.
                                                             Fonte: DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70289
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Melo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica