A primeira travessia terrestre entre Macau e Taipa, a ponte Governador Nobre de Carvalho, foi aberta ao trânsito há 40 anos. Antes disso, a ligação estava sujeita a travessias marítimas irregulares que chegavam a levar uma hora de viagem para cruzar os três quilómetros que separam as duas margens. A construção foi uma verdadeira ousadia na altura devido à profundidade dos lodos de fundação e durante anos foi considerada a ponte contínua mais longa do mundo.
“Para toda a população portuguesa e chinesa, a ponte Macau-Taipa é o símbolo do futuro de Macau.” Assim anunciava o governador Nobre de Carvalho, em Outubro de 1969, a construção da primeira travessia terrestre entre a península de Macau e a ilha da Taipa. Projectada pelo engenheiro Edgar Cardoso no final da década de 1960, a construção iniciou-se a 18 de Junho de 1970 e a inauguração teve lugar a 5 de Outubro de 1974, continuando a ser actualmente a única das três pontes da ligação Macau-Taipa que se pode atravessar a pé.
Os seus três quilómetros de extensão deram-lhe, nos anos 1970, o título de ponte contínua mais longa do mundo. A meio do seu percurso, o trainel é elevado aos 35 metros formando um arco triangular que garante a passagem de barcos. Inspirada nas tradicionais pontes asiáticas de bambu, a sua forma evoca o dorso de um enorme dragão, representando a cabeça o Casino Lisboa e a cauda o Monumento da Taipa. Outrora fomentadora do desenvolvimento socio-económico de Macau, a Ponte Governador Nobre de Carvalho é hoje um ex-líbris da cidade.
Fonte: http://www.revistamacau.com/2014/12/10/ponte-governador-nobre-de-carvalho-40-anos-a-ligar-macau-e-taipa/
Ler mais:
http://www.hpip.org/def/pt/Homepage/Obra?a=517
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Governador_Nobre_de_Carvalho
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