domingo, 22 de abril de 2018

Reserva Natural da Ponta de São Lourenço


A Ponta de São Lourenço é a longa península que constitui o extremo oriental da ilha da Madeira, a leste da povoação do Caniçal. Com cerca de 9 km de extensão, termina no ilhéu do Farol.
A Ponta de São Lourenço é uma reserve natural com vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e de espectaculares formações rochosas; é uma paisagem única, muito diferente do resto da ilha.
Se o viajante passear a pé, poderá encontrar uma variedade de plantas diferentes como a erva gelada (Mesembryanthemum crystallinum), o cardo (Cynara cardunculus), a maçacota (Bassia tomentosa), a perpétua de São Lourenço (Helichrysum devium), o murrião (Helichrysum obconicum) e muitas outras. Descendo a encosta encontrará uma praia isolada chamada Prainha, que é a única praia de areia preta natural da ilha. Muito procurada pelos locais é óptima para banhos de mar.
Nesta área, assume particular relevo paisagístico, a Baía d’Abra, que pela sua configuração e grande extensão proporciona condições de ancoradouro excelentes. A Oeste, após a marina da Quinta do Lorde, encontra-se a pitoresca Prainha – pequena praia de areia escura. Sobranceira a esta encontra-se o Morro da Piedade, um cone vulcânico, onde foi erigida uma capela alusiva a Nossa Senhora da Piedade, no século XVI. A Norte da Prainha, assumem relevo as Dunas da Piedade. Este edifício dunar guarda fósseis do Quaternário, com 300 mil anos, constituindo registos únicos na Europa. Encontram-se aqui raízes fossilizadas, que indiciam a existência ancestral de uma vegetação bastante mais abundante e de maior porte, do que aquela que agora caracteriza a área.

Esta área protegida está incluída na Rede Natura 2000 por ser uma Zona de Conservação Especial. No âmbito da BirdLife International está classificada como “Important Bird Area”, por ser um local de nidificação de algumas aves marinhas protegidas, tais como, a cagarra, a alma-negra, o roque-de-castro e o garajau-comum. O ilhéu do Farol é um local por excelência de nidificação de aves marinhas por não possuir quaisquer predadores terrestres.



Ler mais:
https://ifcn.madeira.gov.pt/18-sem-categoria/165-ponta-de-sao-lourenco1.html
https://madeira.best/pt-pt/produto/reserva-natural-da-ponta-de-sao-lourenco/
http://www.madeira-web.com/PagesP/photos/protected-areas-madeira/20-ponta-s-lourenco.html
http://www.madeira-live.com/pt/ponta-sao-lourenco.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila