quinta-feira, 31 de maio de 2018

Aeroporto Cristiano Ronaldo

Quando se inaugurou o Aeroporto do Funchal, a 8 de Julho de 1964, as grandes viagens ainda se faziam de barco, os mais destemidos apanhavam o hidroavião quando tinham pressa de chegar ou vir de Lisboa. Os outros iam por mar, nos muitos navios que ligavam a Madeira ao Mundo. Todos sentiram, naquele dia, que se abria uma nova era para a Madeira, com o novo aeroporto e as ligações aéreas que se estreavam.
O Aeroporto do Funchal, que ficou também conhecido como Aeroporto de Santa Catarina, ia mudar tudo, mesmo que de princípio tivesse uma gare modesta e uma pista de apenas 1600 metros. Com os aviões e as ligações aéreas, vieram mais turistas para a ilha.
Nos passeios de volta à ilha, nos anos 70, todos paravam no aeroporto para ver levantar e aterrar os aviões.A varanda, onde as famílias esperavam, era muito procurada, o restaurante também e as escadas rolantes, as únicas em toda a Madeira, faziam muito sucesso. A pista era curta e os acontecimentos acabariam por mostrar que era também perigosa. A 19 de Novembro de 1977, numa noite chuva, um Boeing da TAP despistou-se. O acidente fez 131 mortos.
O relatório do acidente concluiu que o tamanho da pista foi determinante e, em 1986, foi ampliada para 1.800 metros. A margem de segurança estava garantida, mas a grande obra estava para chegar. Implantada em colunas, a nova pista com 2.781 metros foi inaugurada 15 de Setembro de 2000 por Jorge Sampaio. A nova gare entraria em funcionamento dois mais tarde.
Com um custo de 500 milhões de euros, o novo aeroporto é agora uma infra-estrutura que tem capacidade para receber 3,5 milhões de passageiros por ano. Em 2017 paasaram por ele cerca de 3 milhões de passageiros.
No final de março de 2017, o aeroporto passou a designar-se "Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, em homenagem ao futebolista oriundo da ilha da Madeira.

Fonte: https://ccmm.madeira.gov.pt/index.php/publicacoes/noticias/121-aeroporto-do-funchal-e-sua-historia-de-51-anos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica