A alheira é um enchido tradicional fumado, cujos principais ingredientes são a carne e gordura de porco, a carne de aves (galinha e/ou peru) e pão de trigo, o azeite e a banha, condimentados com sal, alho e colorau doce e/ou picante. Podem ainda ser usados como ingredientes a carne de animais de caça, a carne de vaca e o salpicão e/ou o presunto envelhecidos.
É um enchido com formato de ferradura, cilíndrico, sendo o interior constituído por uma pasta fina na qual se apercebem pedaços de carne desfiadas e cujo invólucro é constituído por tripa natural, de vaca ou de porco.
Pensa-se que a origem da alheira remonta aos fins do século XV e princípios do século XVI, estando associada à presença de judeus em Trás-os-Montes. Por estes não comerem carne de porco, não faziam nem fumavam os habituais enchidos. Então, usavam outros tipos de carnes que envolviam numa massa de pão e alho para criar a alheira. A receita acabou por se popularizar entre os cristãos que, por fim, lhe acrescentaram a carne de porco.
Outros defendem que o aparecimento da alheira esteja ligado ao próprio ciclo de produção de fumeiros caseiros, ou simplesmente à necessidade de conservação das carnes dos diversos animais criados e para consumo próprio.
Actualmente a produção de alheiras é um negócio maioritariamente Industrial, mantendo-se, no entanto, a elevada qualidade no processo de produção. Quem quiser provar alheiras mais próximas do seu estado "original" e da sua essência, terá de recorrer à produção artesanal, designadamente nas aldeias do concelho de Mirandela. As alheiras extrapolam actualmente o território transmontano e produzem-se em muito mais regiões do país, ainda que sem a qualidade do local de origem.
O uso da menção Produto Específico obriga a que o enchido seja produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, o processo de produção.
Na região de origem a norte de Portugal (Trás-os-Montes) a alheira é consumida grelhada, ou assada em lume brando, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite, e legumes da época variados. Mais a sul o mais natural é encontrar os menus com a alheira frita, batatas fritas, ovo estrelado e saladas de alface e tomate. Por vezes, é também acompanhada por grelos de couve ou de nabiça. É uma presença habitual nas ementas dos restaurantes de todo o país.
Em setembro de 2011, as Alheiras de Mirandela ganharam honras de fazer parte da declaração oficial das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.
Ler mais:
http://www.gastronomias.com/enchidos/alheira.htm
https://asenhoradomonte.com/2016/02/05/historia-e-receita-das-alheiras-de-mirandela/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_da_gastronomia
Sem comentários:
Enviar um comentário