sábado, 12 de maio de 2018

Castro de Ovil



O Castro de Ovil foi identificado em Fevereiro de 1981, num local conhecido por Castelo, lugar do Monte, freguesia de Paramos, concelho de Espinho.
O povoado situa-se numa pequena colina que dispõe, no entanto, de boas condições de defesa: a ribeira de Paramos a Sul e SO. e um profundo fosso a Norte e NE. 
Os trabalhos arqueológicos foram iniciados nos começos dos anos 80. As intervenções foram retomadas em 1994, no âmbito da acção do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Espinho. 
As investigações permitiram identificar uma série de estruturas habitacionais de planta circular assentes directamente sobre o afloramento, posteriormente dotadas de vestíbulo. Entretanto, as escavações conduzidas noutros sectores do recinto revelaram a presença de outras edificações de carácter industrial, especialmente uma lagareta que poderia ter sido utilizada para a produção vinícola, oleícola ou, até mesmo, para a conserva e salga de alguns alimentos.
Do espólio recolhido até ao momento, destaca-se a abundante presença de fragmentos cerâmicos característicos do universo castrejo, como talhas, panelas e vasos, de perfil em "S" e decorados por incisão. Além da cerâmica, foram exumados materiais decorrentes das actividades desenvolvidas pelos habitantes do povoado, a exemplo de pesos de tear e de cossoiros, pesos de rede, mós e escórias de fundição. Os utensílios encontrados encontram-se à guarda do Museu Municipal de Espinho.
De salientar a quase total ausência de vestígios romanos, patentes até ao momento apenas em alguns fragmentos de ânfora, que permitem supor o abandono do povoado durante o século I.
Recentemente, a Câmara Municipal de Espinho procedeu a um conjunto de obras de limpeza e de plantação de 1500 árvores de espécies adequadas ao local, numa área de cerca de 22 mil metros quadrados. A autarquia anunciou que, brevemente, serão construídos percursos interiores, passadiços e painéis informativos e interpretativos para além de outros arranjos considerados necessários.


Ler mais:
http://portal.cm-espinho.pt/pt/turismo/visitar-e-desfrutar/o-que-ver/locais-tipicos-e-historicos/estacao-arqueologica-castro-de-ovil/
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71009/
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-aveiro/c-espinho/paramos/castro-ovil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_Ovil


Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila