O Castro de Ovil foi identificado em Fevereiro de 1981, num local conhecido por Castelo, lugar do Monte, freguesia de Paramos, concelho de Espinho.
O povoado situa-se numa pequena colina que dispõe, no entanto, de boas condições de defesa: a ribeira de Paramos a Sul e SO. e um profundo fosso a Norte e NE.

As investigações permitiram identificar uma série de estruturas habitacionais de planta circular assentes directamente sobre o afloramento, posteriormente dotadas de vestíbulo. Entretanto, as escavações conduzidas noutros sectores do recinto revelaram a presença de outras edificações de carácter industrial, especialmente uma lagareta que poderia ter sido utilizada para a produção vinícola, oleícola ou, até mesmo, para a conserva e salga de alguns alimentos.

De salientar a quase total ausência de vestígios romanos, patentes até ao momento apenas em alguns fragmentos de ânfora, que permitem supor o abandono do povoado durante o século I.
Recentemente, a Câmara Municipal de Espinho procedeu a um conjunto de obras de limpeza e de plantação de 1500 árvores de espécies adequadas ao local, numa área de cerca de 22 mil metros quadrados. A autarquia anunciou que, brevemente, serão construídos percursos interiores, passadiços e painéis informativos e interpretativos para além de outros arranjos considerados necessários.
Ler mais:
http://portal.cm-espinho.pt/pt/turismo/visitar-e-desfrutar/o-que-ver/locais-tipicos-e-historicos/estacao-arqueologica-castro-de-ovil/
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71009/
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-aveiro/c-espinho/paramos/castro-ovil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_Ovil
Sem comentários:
Enviar um comentário