segunda-feira, 14 de maio de 2018

Estação e Museu ferroviário de Arco de Baúlhe

Com início na Livração, e passagem por Amarante, Celorico de Basto e Cavez, a Linha do Tâmega só começou a ser construída em Março de 1905 pelos Caminhos de Ferro do Estado – Companhia do Minho e Douro (CFE/MD). A linha do Tâmega era de via estreita (1000 mm), tinha à volta de 52 km e demorou cerca de quarenta anos a ser terminada (1908-1949).

A 15 de janeiro de 1949 é inaugurada com solenidade a estação de Arco de Baúlhe, que constituía a gare terminal da Linha do Tâmega.
Com o encerramento da linha entre Amarante e Arco de Baúlhe, em 1990, o espaço foi reconvertido no núcleo ferroviário de Arco de Baúlhe integrado no Museu das Terras de Basto.O Núcleo Ferroviário é constituído: pelo edifício da estação propriamente dito, revestido com painéis azulejares executados; pela «casa dos maquinistas»; por um cais de carga e descarga de mercadorias com o respetivo armazém de despachos; por duas cocheiras; por uma «redonda» ou plataforma giratória; por um depósito de carvão e um imponente depósito de água, bem como por uma «grua de abastecimento de locomotivas», ou seja, a bomba de água destinada a abastecer a caldeira da locomotiva.
Envolvendo estes edifícios um cuidado jardim que foi merecendo, ao longo dos anos, diversos prémios e menções honrosas.Neste núcleo ferroviário o visitante encontra em exposição diverso material circulante datado dos finais do século XIX até à 1.ª metade do século XX. Numa das cocheiras encontram-se as duas carruagem-salão em que o Rei D. Carlos e a Rainha Dona Amélia viajaram, em junho 1907, na Linha do Corgo. Também de visita obrigatória é a locomotiva a vapor datada de 1908 e construída na Alemanha, bem como a carruagem de 3.ª classe construída em 1876, na empresa «Bristol Works», no Reino Unido.
Em 2008, foi apresentado um projecto para a reabilitação e recuperação do troço entre Amarante e Arco de Baúlhe, que previa a exploração ferroviária turística e o regresso de um serviço regional de passageiros; no entanto, este projecto não foi aceite.
Em 2013 passou a integrar a Ecopista do Tâmega. Esta estação encontra-se em excelente estado de conservação e apresenta linhas e uma ligação ferroviária ao museu.

Ler mais:
http://www.portoenorte.pt/pt/o-que-fazer/museu-das-terras-de-basto-nucleo-ferroviario-arco-de-baulhe/
https://www.fmnf.pt/nucleos_museologicos_arco_de_baulhe
http://www.baixotamega.pt/frontoffice/pages/315?geo_article_id=672

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