O Parque Natural do Alvão (PNAl) situa-se na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes em territórios pertencentes aos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real.

Cita-se ainda o filão de andaluzite no alto de Cravelas, a zona de Muas, o caos granítico que culmina na catedral granítica de Arnal e na queda de água do moinho de Galegos da Serra.
No parque encontramos duas zonas distintas. Em Lamas de Olo, a uma altitude de 1000m predomina o granito e uma vegetação de alta montanha, numa paisagem tipicamente transmontana. Em baixo, junto a Ermelo predomina o xisto e uma paisagem verdejante tipicamente minhota. O rio Olo faz a separação entre estas duas zonas distintas.
As espécies animais e vegetais características do Parque Natural do Alvão, são aquelas que estão intimamente ligadas com os condicionalismos de montanha e que a ela se têm adaptado durante a sua evolução.

As casas nas aldeias típicas de Anta, Lamas de Olo o Ermelo são construídas em xisto, granito e colmo, numa arquitectura típica da região.
Ler mais:
http://www2.icnf.pt/portal/ap/p-nat/pnal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_do_Alvão
http://www.roteirododouro.com/natureza/parque-natural-do-alvao
https://municipio.mondimdebasto.pt/index.php/7-menu-turismo/menu-turismo/137-parque-natural-do-alvao.html
Sem comentários:
Enviar um comentário