O vulcão dos Capelinhos entrou em actividade no 1957, e manteve-se activo por 13 meses, entre 12 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958.
A "Península do Capelo", onde se situa o Vulcão dos Capelinhos, formou-se à custa de derrames de lava provenientes de um alinhamento de vulcões, dispostos ao longo de uma fractura de orientação WNW-ESE.
O último dos vulcões do alinhamento é o Vulcão dos Capelinhos, cuja erupção teve início no mar, junto aos Ilhéus dos Capelinhos, dando origem a violentas explosões. Os materiais expelidos acumularam-se junto da chaminé, formando uma ilhota que se ligou à Ilha do Faial. A partir de então perdeu as suas características submarinas.
Em resultado da erupção, entre os meses de maio a outubro de 1958, a área total da ilha (de 171,42 km²) aumentou em cerca de 2,50 km² (para 173,02 km²). Actualmente, essa área foi reduzida para cerca de metade (aproximadamente 172,42 km²) devido à natureza pouco consolidada das rochas e à acção erosiva das ondas. A escalada do vulcão apresenta alguns riscos, devendo por isso ser efectuada nos trilhos indicados e sob orientação de um guia credenciado.
O Governo dos Açores vai limitar as subidas diárias ao vulcão dos Capelinhos, cuja erupção ocorreu há 60 anos, para preservar o património geológico e garantir a segurança dos visitantes, segundo o que foi anunciado em setembro de 2017.
O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (CIVC) tem caráter informativo, didático e científico, dispondo de um conjunto de exposições, com especial destaque para a erupção do Vulcão dos Capelinhos e a formação do arquipélago dos Açores, mas também nos diversos tipos de atividade vulcânica no mundo e a história dos faróis açorianos.
O edifício encontra-se soterrado, de modo a não interferir com a paisagem pré-existente, permitindo desfrutar desta recente paisagem vulcânica originada pela erupção de 1957/58. Para além de um conjunto de exposições, o Centro dispõe de um auditório e de uma exposição temporária de amostras de rochas e minerais.
Ler mais:
http://turismo.cmhorta.pt/index.php/pt/oquevisitar/centros-interpretacao/vulcao-dos-capelinhos
https://www.visitportugal.com/pt-pt/NR/exeres/097ED901-7304-481B-B4F5-11A1A8EA8428
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulcão_dos_Capelinhos
http://radiofaial.net/governo-dos-acores-vai-limitar-subidas-diarias-ao-vulcao-dos-capelinhos/
Sem comentários:
Enviar um comentário