O Pelourinho de Abreiro localiza-se na freguesia e aldeia de Abreiro, no concelho de Mirandela.
Abreiro recebeu foral logo em 1225, outorgado por D. Sancho II e confirmado por D. Afonso III em 1250. Teve foral novo, dado por D. Manuel, em 1514. O seu pelourinho, localizado num pequeno largo da actual aldeia, terá sido construído na época do foral manuelino, de acordo com a sua tipologia. Levanta-se sobre um soco de três degraus quadrangulares muito rústicos, de pedra aparelhada, e é constituído por base, coluna, capitel e remate, em granito. A base tem secção octogonal, resultante da chanfradura dos ângulos de um paralelepípedo ao alto, com as faces chanfradas (mais estreitas) decoradas com um pequeno motivo em cruz, com dois braços horizontais, junto à base.
A transição para o fuste faz-se através de uma peça tronco-piramidal de secção octogonal, com rebordo inferior e superior. O fuste é igualmente de secção octogonal, em tambores, e é rematado por um troço de secção idêntica entre dois rebordos salientes, em colarinho, reproduzindo o esquema da base. Sobre este assenta o capitel, de dimensões superlativas, constando de uma série de molduras côncavas, de secção crescente, e de um prisma quadrangular com as faces ornadas de escudos de bico contracurvado.
A heráldica representada é ilegível em três faces, aparentemente picadas, percebendo-se na quarta as armas nacionais (cinco quinas com bordadura de castelos). O remate é constituído por uma pirâmide de secção quadrada, interceptada no topo por outra, pequena e saliente.
O pelourinho caiu em 1962, tendo sido então reconstruído. As marcas dessa reconstrução são bem visíveis no monumento, particularmente ao longo do fuste, que integra peças de coloração distinta.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público no ano de 1933.
Fonte: Câmara Municipal de Mirandela
(http://www.cm-mirandela.pt/pages/1266/?geo_article_id=151)
Sem comentários:
Enviar um comentário