O Pelourinho de Mões situa-se na freguesia do mesmo nome, no concelho de Castro Daire, e está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.
Apesar de Mões ter recebido foral manuelino com data de 7 de Maio de 1514, não é certo que o seu pelourinho, símbolo da autoridade régia e da centralização do poder pretendida por D. Manuel, tenha sido erguido no século XVI. Na verdade, os autores referem a sua construção como remontando ao século XVII, num período em que a importância destes símbolos era quase nula, apenas se justificando a sua edificação por uma atitude revivalista ou para celebrar simbolicamente a criação de novos concelhos.
Em todo o caso, o pelourinho que hoje conhecemos resulta de uma intervenção de restauro efectuada em 1957, na qual se recuperaram algumas peças do anterior ou original. Trata-se de um exemplar do tipo "de bola", erguido sobre três degraus de secção quadrada. A base, um pouco mais larga que o fuste, é prolongada por este, cilíndrico, com remate de secção circular na base e quadrada na zona superior sobre a qual assenta uma esfera.
Fonte: DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/en/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74678
http://www.cm-castrodaire.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=131&limitstart=14
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Mões
Sem comentários:
Enviar um comentário