A Barragem de Picote é uma barragem que faz parte do aproveitamento hidroeléctrico de Picote, localizada perto da povoação de Picote, no concelho de Miranda do Douro. Este aproveitamento português, implantado num vale profundamente encaixado entre margens muito abruptas, foi o primeiro a entrar em serviço no rio Douro, em 1958, remontando o início da sua construção a 1954.
Trata-se de uma barragem do tipo arco abóbada de dupla curvatura com 92,3 m de corda no coroamento entre encontros, e uma altura máxima acima das fundações de 100 m.
Possui duas centrais hidroelétricas, a mais antiga (designada de Picote I) tem uma potência instalada de 180 MW e uma produção média de 1.038 GWh/ano, e Picote II com 246 MW e potência instalada e uma produção média anual de 244 GWh/ano. Este aproveitamento utiliza o desnível de cerca de 69 m existente entre o seu próprio nível de retenção normal - cota 471,00 m - e o nível de retenção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Bemposta, situado a jusante, tendo a sua albufeira uma extensão aproximada de 21 km e uma capacidade total de 63.000.000 m³, dos quais apenas 13.000.000 m³ são turbináveis em exploração normal.
À época da sua construção pela Hidro-Eléctrica do Douro (Hidrouro), foi construído um bairro para os trabalhadores da barragem. Num local onde a natureza permanecia selvagem, três jovens arquitectos recém-formados na Escola de Belas-Artes do Porto (ESBAP) - Archer de Carvalho, Nunes de Almeida e Rogério Ramos - tiveram liberdade para dar azo à criatividade e transformar um morro das escarpas do Douro Internacional num local habitável e "revolucionário" numa região isolada onde faltava praticamente tudo.
Bairro da Barragem de Picote |
O projecto concretizado há cinquenta anos é hoje visto como um modelo de "cidade ideal", fundada a partir do nada com todas as infra-estruturas e serviços, inacessíveis à maioria da população daquela época. O novo aglomerado tinha capacidade para suportar o quotidiano de quatro mil pessoas, número em muito superado durante a construção do empreendimento.
Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_de_Picote
http://dourovalley.eu/poi?id=3579
https://www.publico.pt/2006/12/10/jornal/barragem-de-picote-vai-ser-classificada-como-patrimonio-nacional-111533
Sem comentários:
Enviar um comentário