quarta-feira, 27 de junho de 2018

Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas da cidade de Lisboa, ligando a praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal. Com cerca de 90 m de largura e 1100 m de comprimento, conta com várias faixas e largos passeios decorados com jardins e calçada à portuguesa.
A avenida da Liberdade e a praça dos Restauradores têm a sua origem no boulevard chamado "Passeio Público", iniciado em 1764, e criado pelo arquiteto Reinaldo Manuel. Inicialmente murada, a encosta foi alvo de grandes alterações nas décadas de 1830 e 1840 pelo arquitecto Malaquias Ferreira Leal, que introduziu um novo arranjo de jardins e fontes, com quedas de água e estátuas alegóricas. Após muita polémica, a avenida foi construída entre 1879 e 1886, à imagem dos boulevards de Paris.
No contexto de uma nova burguesia citadina em ascensão, de um país em fase de industrialização e no próprio crescimento exponencial da população lisboeta,a necessidade de uma artéria que ligasse a cidade para Norte era inadiável, assim como a demolição do Passeio Público, espaço murado criado em meados do séc. XVIII, muito ao gosto de uma Europa romântica, o qual já não ía de encontro com as necessidades da população.
As origens da abertura de uma nova avenida que ligasse o início do Passeio Público ao Campo Grande remontam a 1870, data em que é conhecido o 1º projecto. Outras propostas surgiram, até que em 1879 foi aprovada a do então Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Rosa Araújo, propondo a abertura de uma artéria de menor extensão,que ligasse o início do Passeio Público a uma Rotunda a construir, da qual partiriam quatro ruas, uma delas com destino ao Campo Grande.
Em 28 de Abril de 1886 seria inaugurada uma avenida do tipo "Boulevard", artéria de grande circulação, que se estendia da Praça dos Restauradores, a Sul,até à Rotunda da Praça do Marquês de Pombal, a Norte, construída já no 1º quartel do séc. XX. Lateralmente, esta artéria encontrava-se delimitada por uma sucessão de edifícios correspondente a múltiplas etapas e estilos arquitectónicos, alguns classificados ou em vias de classificação.
Estruturada em três ruas paralelas, com domínio para a central em dimensão e número de faixas de tráfego, estas encontram-se separadas por largas placas pedonais arborizadas, divididas em troços de diferentes extensões, em função das artérias que as cruzam transversalmente.
Hoje a Avenidade da Liberdade é a artéria mais movimentada do país: diariamente passam pela Avenida cerca de 39000 pessoas, das quais um grande número de visitantes estrangeiros. Aí se localizam vários estabelecimentos comerciais das mais conhecidas marcas internacionais.

Ler mais:
http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/avenida-da-liberdade
https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_da_Liberdade_(Lisboa)
https://www.dn.pt/portugal/interior/quantos-visitantes-cabem-na-avenida-da-liberdade-mais-de-4300-por-hora-9029442.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila