A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas da cidade de Lisboa, ligando a praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal. Com cerca de 90 m de largura e 1100 m de comprimento, conta com várias faixas e largos passeios decorados com jardins e calçada à portuguesa.

No contexto de uma nova burguesia citadina em ascensão, de um país em fase de industrialização e no próprio crescimento exponencial da população lisboeta,a necessidade de uma artéria que ligasse a cidade para Norte era inadiável, assim como a demolição do Passeio Público, espaço murado criado em meados do séc. XVIII, muito ao gosto de uma Europa romântica, o qual já não ía de encontro com as necessidades da população.

Em 28 de Abril de 1886 seria inaugurada uma avenida do tipo "Boulevard", artéria de grande circulação, que se estendia da Praça dos Restauradores, a Sul,até à Rotunda da Praça do Marquês de Pombal, a Norte, construída já no 1º quartel do séc. XX. Lateralmente, esta artéria encontrava-se delimitada por uma sucessão de edifícios correspondente a múltiplas etapas e estilos arquitectónicos, alguns classificados ou em vias de classificação.

Hoje a Avenidade da Liberdade é a artéria mais movimentada do país: diariamente passam pela Avenida cerca de 39000 pessoas, das quais um grande número de visitantes estrangeiros. Aí se localizam vários estabelecimentos comerciais das mais conhecidas marcas internacionais.
Ler mais:
http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/avenida-da-liberdade
https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_da_Liberdade_(Lisboa)
https://www.dn.pt/portugal/interior/quantos-visitantes-cabem-na-avenida-da-liberdade-mais-de-4300-por-hora-9029442.html
Sem comentários:
Enviar um comentário