Solar brasonado do início do século. XVIII, situado na zona histórica de Vila Flor, a Casa dos Lemos é referida como uma das jóias da arquitectura transmontana e o mais representativo monumento civil da chamada arte joanina, caracterizada pela sumptuosidade e elegância das formas.
Foi mandado construir pelo Dr. João de Seixas Caldeira da Fonseca e Lemos, corregedor de Bragança, por volta de 1700. Estilo D João V, ostenta o brasão dos Pinto de Lemos, artístico encordoado trabalhado em granito.
Permaneceu propriedade de seus herdeiros até início do Séc. XX. Em 1914, por hipoteca a um banco, fora adquirido pelas irmãs D. Ernestina Miranda de Faria e D. Maria Delfina Miranda de Faria, as "senhoras médicas", como eram vulgarmente conhecidas na terra, dada a profissão durante 18 anos de seu pai. Actualmente pertence aos seus descendentes.
Na frontaria deste solar joanino pode ver-se a porta principal e janelas de cantaria em granito lavrado com enormes motivos vegetalistas, além do brasão de armas (ao centro) que atesta a importância da residência.
Tem um pátio com um arco imponente e uma escadaria em granito fora do vulgar. Possui ainda uma capela privativa.
Ler mais:
https://www.cm-vilaflor.pt/frontoffice/pages/294?poi_id=46
https://lifecooler.com/artigo/dormir/solar-dos-lemos/373244
http://liderclasstua.pt/imovel/solar-dos-lemos-vila-flor-vila-flor/?RID=2366182
http://solaresebrasoes.blogspot.com/2014/09/casa-dos-lemos-vila-flor.html
Sem comentários:
Enviar um comentário