O Cemitério de Agramonte é um cemitério da cidade do Porto.
O segundo cemitério público da cidade foi inaugurado em 1855, na zona ocidental da cidade, próximo do que é hoje a rotunda da Boavista. A construção da capela com projecto do Eng.º Gustavo Adolfo Gonçalves e Sousa (1818-1899), decorreu entre 1870 e 1874. A capela-mor foi alargada em 1906, sob a direcção do Arquitecto José Marques da Silva (1869-1947), sendo então realizadas pinturas de inspiração bizantina, da autoria do pintor italiano Silvestro Silvestri (f. 1925).
Em Agramonte estão sepultadas diversas personalidades, como Júlio Dantas, o Conde de Ferreira, o escultor Henrique Moreira e o arqueólogo António Augusto da Rocha Peixoto. As sepulturas, com obras de António Soares dos Reis e António Teixeira Lopes, são uma colecção representativa do trabalho escultural português.
No cemitério de Agramonte são realizadas, com frequência, visitas guiadas temáticas para observação dos jazigos e da estatuária.
Os Cemitérios Municipais do Porto, são os únicos cemitérios de Portugal que pertencem à Association of the Significant Cemiteries in Europe e membros fundadores da Rota Europeia dos Cemitérios reconhecida pelo Conselho da Europa a 10 de Junho de 2010.
Ler mais:
http://www.cm-porto.pt/cemiterios/cemiterio-de-agramonte
https://ruasdoporto.blogspot.com/2008/06/cemitrio-de-agramonte.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cemitério_de_Agramonte
https://www.oportoencanta.com/2016/04/arquitetura-arte-e-sentimentos-no.html
Sem comentários:
Enviar um comentário