domingo, 24 de junho de 2018

Centro histórico de Salvador



O Centro Histórico de Salvador compreende a área histórica da cidade de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, composto por ruas e monumentos arquitectónicos da época do Brasil Colónia. Abrange áreas do Pelourinho, da Sé, Terreiro de Jesus, Largo do São Francisco e Santo António Além do Carmo. A via principal de acesso é a tradicional Rua Chile, que inicia na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé. 

Constitui o maior conjunto arquitectónico do período colonial da América Latina, integrando cerca de 3.000 imóveis datados dos séculos XVII ao XIX. Trata-se de um local altamente turístico com museus, lojas, centros culturais, igrejas, apresentações musicais, variadas opções gastronómicas e de hospedagem e comércio de souvenirs no meio dos diversos casarões e sobrados coloniais.

O núcleo histórico da Cidade é reconhecido pela UNESCO como património da humanidade, desde 1985. Ainda guarda muito da cidade que existiu no século XVII e no século XVIII, principalmente as igrejas.
A Casa da Câmara e Cadeia, actual Paço Municipal, está inserido na mais antiga praça de Salvador, no alto da colina e em frente ao porto. O edifício, com uma imponente torre sineira, serviu posteriormente de modelo a outras construções administrativas. Construída entre os séculos XVII e XVIII, o primeiro andar estaria originalmente reservado a sala de deliberações, de audiência de magistrados, órgãos civis e criminais. O piso térreo estava reservado a duas prisões, uma masculina e outra feminina. O pátio abrigava uma capela dedicada a Santo António, e muito utilizada pelos prisioneiros.
A actual Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia é resultado da terceira construção no local. O projecto é atribuído a Manuel Cardoso de Saldanha e as obras de construção decorreram ao longo do século XVIIII. A pintura dos tectos da basílica é atribuída a José Joaquim da Rocha, figura dominante da pintura baiana da segunda metade do século XVIII.
A construção da Igreja da Ordem Terceira do Carmo iniciou-se em 1709 e perdurou durante anos. Contudo, em 1786, um incêndio destruiu o edifício e a sua reconstrução foi iniciada em 1788. Inaugurada em 1803, ostenta obra de talha dourada executada por José Nunes Santana e pintura de tectos executada por José Teófilo de Jesus.


Ler mais:
http://whc.unesco.org/en/list/309

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-mundial/origem-portuguesa/centro-historico-de-s-salvador/
http://www.bahia-turismo.com/salvador/centro-historico/centro-historico.htm
http://www.salvadorbahiabrasil.com/blog/tag/centro-historico-de-salvador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila