domingo, 24 de junho de 2018

Frecha da Mizarela


A Frecha da Mizarela é uma magnífica queda de água, formada pelo rio Caima, que se despenha de uma altura superior a 60 metros. Sítio de relevante interesse geológico, a sua origem deve-se ao contacto entre rochas graníticas e xistentas e, ainda, à movimentação associada ao sistema de falhas da serra da Freita. Como o granito é mais resistente à erosão fluvial do rio Caima, do que os xistos, formou-se este enorme desnível que originou a grandiosa queda de água.
Mas não é só esta erosão diferencial que explica a origem da Frecha da Mizarela. Acredita-se que o sistema de falhas que condiciona toda a serra da Freita terá, igualmente, desempenhado um papel importante para a ocorrência deste fenómeno. Neste sentido, a movimentação dos blocos associada à Orogenia Alpina terá contribuído significativamente para o encaixe do rio e para a formação deste grande desnível.
As encostas íngremes que circundam esta queda de água apresentam um verde luxuriante, com relíquias da vegetação primitiva da serra da Freita. Da Laurissilva persiste, na base da Frecha, o rododendro (Rhododendron ponticum subsp. baeticum) e nas escarpas observam-se as árvores representativas da Fagossilva, com ênfase para o carvalho-alvarinho (Quercus robur) e o carvalho-negral (Quercus pyrenaica), entre outras espécies raras e protegidas.

Ler mais:
http://aroucageopark.pt/pt/conhecer/geodiversidade/geossitios/frecha-da-mizarela/
http://montanhasmagicas.pt/pt/onde-ir/destaques-paisagisticos/lugares-de-natureza-magica/miradouro-da-frecha-da-mizarela/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cascata_da_Frecha_da_Mizarela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila