sábado, 2 de junho de 2018

Palácio do Raio

O Palácio do Raio, também referido como Casa do Mexicano localiza-se na Rua do Raio, em Braga. É um dos mais notáveis edifícios de arquitectura civil da cidade, em estilo barroco joanino.
O Palácio do Raio foi construído entre 1752 e 1755, sob o desenho de André Soares, o palacete serviu de habitação à família de João Duarte de Faria, o primeiro proprietário, e foi adquirido, já em 1853, por Miguel José Raio, que acabou por lhe dar nome. Nos finais do século XIX, o edifício, hoje classificado como Imóvel de Interesse Público, passou para as mãos da Santa Casa da Misericórdia de Braga. E assim se manteve até 1974.
Ao reformular um estilo já introduzido no Porto por Nasoni, Soares baseou-se na interpretação de gravuras franco-alemãs, construindo "umas das expressões mais distintas e poderosas do rococó europeu. A sua obra caracteriza-se pela monumentalidade, pela plasticidade das formas, e pelo emprego de uma gramática decorativa naturalista, muito característica, de concheados, jarros, grinaldas e festões. Considerada como uma das mais importantes obras de André Soares, a Casa do Raio apresenta uma fachada profusamente decorada, em que a simetria geral contrasta com as assimetrias introduzidas pelos frontões das janelas.

No interior, destaca-se a escadaria, com três arcos e a escultura do mexicano, obra comparável às quatro estátuas da esplanada da igreja do Bom Jesus, cuja concepção se atribuí a André Soares, e a execução aos pedreiros José e António de Sousa. No patamar, os azulejos que retratam cenas galantes devem ter sido executados por Bartolomeu Antunes.
O edifício foi restaurado em 2015 e é agora um Centro Interpretativo completo que, ao longo de dez salas, nos mostra um espólio da Santa Casa da Misericórdia de Braga – são mais de 500 anos de história num edifício único que teve várias utilidades ao longo dos anos.
Entre outras peças, podemos observar pinturas, esculturas, peças de vestuário, documentação e arte sacra sendo que à entrada, do lado direito, há ainda uma sala dedicada aos objectos utilizados no hospital que marcou presença no Palácio do Raio até este ter sido devolvido, em 2012, à Santa Casa.
Os tectos das salas são maravilhosamente decorados com desenhos coloridos e detalhados que combinam perfeitamente com toda a arquitectura do Palácio e com todas as peças que aqui são apresentadas.


Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74588
https://webraga.pt/visitar/museus/palacio-do-raio/
https://bragacool.com/visitar/palacio-raio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_do_Raio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila