A denominada Capela Nova, ou capela dos Clérigos, é um edifício de arquitectura barroca, cujas obras se sabe terem tido início em Fevereiro de 1639. Porém, só terá sido concluída cerca de cem anos depois.
Situada no eixo que define duas artérias da cidade de Vila Real, a capela impõe-se na malha urbana, não apenas pela sua localização privilegiada e cenográfica mas, principalmente, através de uma fachada profusamente decorada, de ritmos dinâmicos. Esta arquitectura sólida, marcada por duas imponentes colunas de ordem toscana, de cada lado do pórtico de entrada, com entablamento em relevo e frontão contracurvado a que se sobrepõem três esculturas representando São Pedro, e dois anjos, tem vindo a ser atribuída a Nicolau Nasoni. Contudo, nenhum documento comprova esta eventual ligação, e somente o cotejo com outras obras da sua autoria, seguramente identificadas, permitem estabelecer a aproximação.
Dedicada a São Pedro, a Capela Nova fez convergir, no exterior e no interior, toda uma iconografia de exaltação do apóstolo que foi o primeiro Papa. A inscrição patente na cartela da fachada refere, exactamente, que Pedro é o "Pastor das ovelhas, príncipe dos Apóstolos, e senhor das chaves do céu", e a sua representação, na escultura que coroa o frontão, relembra, uma vez mais, a orgulhosa invocação da capela.
No interior, destacam-se os painéis de azulejo, azul e branco, que revestem as paredes, e que relatam episódios da vida de São Pedro, e também de São Paulo. São, com certeza, contemporâneos da arquitectura da capela.
Fonte : DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/341964
http://www.cm-vilareal.pt/index.php/conhecer/monumentos
Sem comentários:
Enviar um comentário