segunda-feira, 18 de junho de 2018

Penedo do Lexim



O afloramento rochoso do Penedo do Lexim materializa uma conduta vulcânica profunda que provavelmente alimentaria um pequeno aparelho vulcânico à superfície, a partir de uma câmara magmática localizada em profundidade, durante o Cretácico Superior.
Esta conduta, equivalente a uma chaminé vulcânica, integra o Complexo Vulcânico de Lisboa, que para além deste tipo de corpos intrusivos também apresenta escoadas lávicas (alimentadas por chaminés como a do Lexim), soleiras e filões. Este complexo faz parte do segundo pulso de actividade magmática alcalina do Cretácico Superior e deverá ter uma idade de 72 Ma.
Esta chaminé encontra-se excepcionalmente bem preservada e ocupa uma posição de destaque no relevo da região. A existência de um corte derivado de antigas actividades extractivas criou excelentes condições para a observação da disjunção prismática que caracteriza esta chaminé.
Os prismas poligonais (geralmente hexagonais) que formam as colunas típicas deste tipo de disjunção formam-se em consequência da contracção da rocha durante o arrefecimento e o seu alongamento é geralmente perpendicular ao contacto com a rocha encaixante.
Para além do valor geológico, Penedo do Lexim também apresenta um elevado interesse arqueológico dado neste local se encontrar um dos primeiros povoados fortificados Calcolíticos e da idade do Bronze em Portugal. De facto, neste local encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos desde o Neolítico (4000 antes de Cristo) até à época Romana.
Há cerca de 5000 anos no Penedo do Lexim instalou-se um grupo de pastores e agricultores que deixaram significativos vestígios da sua ocupação: artefactos do quotidiano (olaria, pedra lascada e polida, osso trabalhado, metal e restos de alimentação), áreas habitacionais (cabanas) e estruturas defensivas.
Este “castelo natural” rodeado de penedos foi fortificado com muralhas, constituindo-se como um exemplo das primeiras arquiteturas defensivas que surgem no 3.º milénio a. C. em toda a Península Ibérica.
O património geológico, arqueológico e natural presente no Penedo do Lexim fundamenta a sua classificação como Imóvel de Interesse Público desde 1975.

Ler mais:
http://www.cm-mafra.pt/pt/turismo/penedo-do-lexim
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73458
http://geossitios.progeo.pt/geositecontent.php?menuID=&geositeID=1039
http://www.dct.uminho.pt/papers/cng_prisma.html
http://natural.pt/portal/pt/Geossitio/Item/136
https://aminhasintra.blogs.sapo.pt/o-penedo-do-lexim-2793

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila