Situado na aldeia do Sarzedo, no concelho de Moimenta da Beira, o Solar de São Domingos é propriedade da família Machado Ferreira de Almeida.
O solar foi mandado construir por Domingos Álvares Machado, ouvidor de D. Francisco Coutinho, 4º conde de Marialva no século XVI. o edifício encontra-se em bom estado de conservação, onde é possível destacar todos os seus ornamentos arquitetónicos. A construção é composta por vários corpos, incluindo o da capela dedicada a São Domingos, cuja construção remonta ao ano de 1523. Esta capela destaca-se sobretudo pelo brasão e pelo rico retábulo de talha dourada e os tetos em caixotões pintados, não esquecendo toda a decoração barroca.
O corpo principal tem fachada dividida em dois panos de largura desigual, sendo o primeiro mais estreito, separados por pilastras. No primeiro pano rasga-se o portal principal, apilastrado, com largo lintel ornamentado, encimado por cornija e larga pedra quadrangular embutida, com motivos ilegíveis. Por baixo de uma das janelas do segundo pano existe uma grande cruz pétrea, com calvário.
No interior conservam-se vários elementos arquitectónicos e decorativos interessantes, como sejam a escadaria do átrio principal, com corrimão de volutas e balcão em pedra de estilo barroco, ou os tectos de madeira com caixotões ornamentados, um dos quais exibe a data de 1724, relativa a uma campanha de obras de remodelação do imóvel, num florão central.
A propriedade inclui ainda um pequeno logradouro, com telheiro sobre pilares de pedra, e jardins barrocos, desenvolvendo-se numa sucessão de tanques e canteiros de buxo, para além de vastos terrenos agrícolas.
Está classificado como “Imóvel de Interesse Público”, pelo Decreto nº. 28/82, DG 47 de 26 Fevereiro 1982.
Ler mais:
http://www.portoenorte.pt/pt/o-que-fazer/solar-de-sao-domingos-de-sarzedo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Solar_de_São_Domingos_do_Sarzedo
Sem comentários:
Enviar um comentário