sexta-feira, 27 de julho de 2018

Aldeia avieira de Escaroupim


A cerca de 7 Km de Salvaterra de Magos situa-se a aldeia de Escaroupim, uma típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30 do século passado. 
Alves Redol chamou-lhes os nómadas do rio. Os pescadores que vinham da praia de Vieira de Leiria, na Marinha Grande, procurar o sustento invernal ao Tejo foram ficando, criando raízes e uma cultura própria. Da sua origem vem o nome de Avieiros. A aldeia de Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos, é o exemplo de uma povoação avieira.
Em Escaroupim as casas de madeira são assentes em estacaria para resistirem às cheias do Tejo e pintadas de cores garridas. Os tons festivos estendem-se também aos barcos ancorados no cais palafítico.
Hoje em dia, apesar do seu Tejo estar diferente e a sua aldeia modificada, o pescador avieiro resiste e continua a lançar as suas redes à agua num processo de aprendizagem que lhe foi legado pelos seus antepassados, perpetuando desta forma a identidade/ memória cultural dos avieiros.
Em Escaroupim é obrigatória a visita ao Núcleo Museológico do Escaroupim, situado na aldeia avieira, que é composto pelo Museu "Escaroupim e o Rio" e a Casa Típica Avieira.

Ler mais:
http://www.cm-salvaterrademagos.pt/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=2401&Itemid=620
http://aquapolis.com.pt/escaroupim-aldeia-viva-nas-margens-do-rio-tejo/
https://portugaldelesales.pt/a-aldeia-avieira-de-escaroupim/
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-santarem/c-salvaterra-magos/escaroupim/aldeia-beira-rio
https://marevolto.blogs.sapo.pt/visita-a-escaroupim-uma-aldeia-avieira-55269

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica