sexta-feira, 27 de julho de 2018

Capela de Santa Marta


A Capela de Santa Marta ou Capela de Nossa Senhora da Conceição situa-se na freguesia de Melo, no concelho de Gouveia.
Embora se desconheça a data de fundação da Capela de Santa Marta, a sua tipologia arquitectónica indica-nos que a data de edificação se situará entre a segunda metade do século XVI e os primeiros anos de Seiscentos. As Memórias Paroquiais de 1721 referem que o templo foi fundado por João de Almeida, cónego da Sé da Guarda, e seu irmão António Cabral. 
É um pequeno templo de estrutura maneirista de gosto clássico. De planta rectangular disposta longitudinalmente, destaca-se no conjunto exterior o programa decorativo da fachada. 
O portal principal, de volta perfeita, é ladeado por duas pilastras e encimado por um friso decorado com relevos de motivos grotescos que revelam a inspiração na tratadística italiana quinhentista, uma vez que são decalcados das imagens do Livro de Arquitectura de Sebastiano Serlio. O conjunto é rematado por frontão curvo interrompido, que ao centro alberga um nicho concheado que integra uma imagem pétrea de São Paulo. A fachada é rematada por frontão triangular, com óculo, ladeado por pináculos. 
A fachada lateral, do lado da Epístola, possui um portal de estrutura semelhante ao portal principal, tendo sido inserida no nicho cimeiro a imagem de São João Baptista. Na parede, ladeando a porta, foi rasgada uma janela de moldura rectangular simples com guarda de ferro. No remate da fachada, no alinhamento da janela, foi colocada a sineira. A toda a volta do edifício, na cornija, foram esculpidas gárgulas com decoração antropomórfica. 
O interior, de nave única, encontra-se actualmente despojado de todo o recheio ornamental, uma vez que na primeira metade do século XX a pequena capela era utilizada pelos proprietários como armazém. A Fábrica da Igreja Paroquial de Melo adquiriu o templo em 1996, tendo desde então efectuado obras de reparação da estrutura. 
Embora este seja um templo rural, de dimensões modestas, a Capela de Santa Marta destaca-se pelo seu eruditismo, o que pressupõe a existência de um encomendante culto e esclarecido, bem como de um autor da traça formado num dos grandes centros de produção artística do país, profundamente ligado aos ensinamentos da tratadística italiana do século XVI.
A capela está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1938.

Fonte: DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73622
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1365
https://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_de_Santa_Marta_(Melo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica