sábado, 7 de julho de 2018

Castelo de Leiria


O Castelo de Leiria conta com uma extraordinária e estratégica localização, num lugar habitado em tempos pelos romanos. 
Monumento emblemático da história da cidade e do país, a configuração actual do castelo de Leiria resulta de quatro grandes períodos interventivos: o Românico do século XII; o Gótico dionísio, da primeira metade do século XIV; Gótico joanino, de inícios do século XV, e as correntes restauradoras de finais do século XIX e primeira metade do século XX.
De facto, foi este o local escolhido pelo primeiro Rei de Portugal, Afonso Henriques, para mandar edificar, em 1135, um castelo destinado a defender a fronteira sul do seu reino, já que Santarém e Lisboa estavam ainda sob o domínio árabe. Mas a verdade é que o que hoje podemos observar é muito mais fruto de campanhas posteriores. A torre de menagem, de robusta secção quadrangular, é disso um exemplo, tendo sido iniciada apenas em 1324, em pleno final de reinado de D. Dinis. Aliás, este terá sido o rei que mais tempo aqui passou, procedendo a algumas reconstruções.
A dinastia de Avis escolheu este castelo como um dos principais monumentos simbólicos da sua autoridade e poderio. O paço de D. João I é uma construção exemplar, de grande rigor construtivo e estético. Impõe-se sobre a muralha medieval, que aproveita como parede e alicerce, e organiza-se em quatro andares, de estudada racionalidade e operatividade. Os dois pisos inferiores, destinados a arrecadações e serviços domésticos, praticamente não se vislumbram do exterior, ocultados pela robusta massa pétrea do castelo. Os dois superiores possuem tal impacto visual que se assumem como imagem de marca do próprio castelo e, até, da cidade.
Aquando da Restauração da Independência que data do ano de 1640, reza a história de Portugal que o Castelo de Leiria foi uma das primeiras fortalezas a valorizar o pendão do seu país. De nada lhe valeu todos esses feitos, uma vez que dado que este castelo não apresentava valor militar, foi entregue ao abandono e mais tarde às ruinas durante o seculo XIX.
Foi no final deste mesmo século que se deu início à sua reconstrução segundo a obra do arquitecto Ernesto Korrodi e em 1910, este foi classificado como Monumento Nacional. A partir desta data e durante a maioria dos anos seguintes o castelo sofreu obras de requalificação, algumas delas por ordem da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. 
Hoje é um local a visitar, onde se pode vislumbrar a sua torre que entretanto foi requalificada como sendo um espaço museológico e onde se encontram os artefactos arqueológicos descobertos no local bem como a armaria medieval.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70548/
http://www.monumentos.gov.pt/site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3312
https://www.cm-leiria.pt/pages/229
https://www.feriasemportugal.com/castelo-de-leiria
http://www.historiadeportugal.info/castelo-de-leiria/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila