O Chafariz das Janelas Verdes encontra-se situado no Largo Dr. José de Figueiredo, em Lisboa e fazia parte do conjunto de chafarizes ligados ao Aqueduto das Águas Livres. Foi edificado no ano de 1775 baseado no projecto do arquitecto Reinaldo dos Santos e do escultor António Machado.
Implantado harmoniosamente no Largo do Dr. José de Figueiredo, surge rodeado por um pequeno muro, que define 3 dos seus lados, sendo o quarto definido pelo palácio, servindo simultaneamente de suporte às ruas laterais e acompanhando o declive do terreno.
É composto por uma plataforma, a que se adossam dois tanques num nível inferior, interrompidos por escada que acede ao nível superior, que sustenta uma taça fechada e galbado, com bicas em forma de carrancas, que vertem para um tanque circular; os três tanques são de perfil galbado e bordo simples. O conjunto é rematado por um grupo escultórico alegórico. Ao centro, o chafariz, onde se destacam as bicas, em forma de uma figura híbrida, meio homem, meio demónio, rematado por grupo escultórico composto por uma figura graciosa feminina, possivelmente Anfitrite ou Vénus, porque um golfinho a ladeia, vestida com vestes flutuantes arregaçando parte de um manto com a mão esquerda, enquanto a outra, ampara um Cupido que lhe oferece uma seta.
Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1993, é um dos poucos chafarizes de Lisboa com estátua cimeira que subsistiram até aos nossos dias.
O seu nome está relacionado com o facto de estar localizado junto ao Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74271
http://www.monumentos.gov.pt/site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3147
http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/chafariz-das-janelas-verdes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chafariz_das_Janelas_Verdes
http://lisboadeantigamente.blogspot.com/2017/09/chafariz-das-janelas-verdes.html
Sem comentários:
Enviar um comentário