quinta-feira, 12 de julho de 2018

Farol da Ponta da Piedade

O farol da Ponta da Piedade é um farol português que se localiza na Ponta da Piedade, em Lagos.
Um despacho de 30 de dezembro de 1911 da 1ª Repartição da Direcção Geral dos Eclesiásticos, publicada no Diário do Governo nº 10 de 12 de janeiro de 1912, referia: 
«Nos termos do artigo 90 do decreto com força de lei de 20 de Abril último, cedida com as suas dependências, ao Ministério da Marinha, a antiga e arruinada ermida de Nª. Sª. da Piedade, afim de ali ser construído um farol de rotação».
O processo acabaria por não ser pacífico pois a Junta da Paróquia de S. Maria de Lagos era contra a demolição da ermida.
Apesar de tudo, o farol da ponta da Piedade entrou em funcionamento em 1 de julho de 1913. Inicialmente foi equipado com um aparelho óptico de 4ª ordem, de rotação, mostrando grupos de cinco clarões brancos de 10 em 10 segundos e tendo como fonte luminosa um candeeiro de petróleo. A rotação da óptica fazia-se através da máquina de relojoaria. A torre tem 5 metros de altura e 51 metros de altitude.
O edifício é composto por torre de secção quadrada, em alvenaria, com cunhais de cantaria, tendo dos lados leste e oeste anexos de um só pavimento, que constituíam as habitações dos faroleiros.
Actualmente funciona exclusivamente a electricidade, estando automatizado. Com a característica luminosa de relâmpagos simples de cor branca e período de 7 segundos, tem um alcance luminoso de 20 milhas.

Ler mais:
http://www.amn.pt/DF/Paginas/FaroldaPontadaPiedade.aspx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_da_Ponta_da_Piedade
http://www.aguahotels.pt/index.php/pt/hotel-vila-branca-2/a-visitar/patrimonio-monumentos/261-farol-da-ponta-da-piedade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila