segunda-feira, 16 de julho de 2018

Igreja de Santo Antão

A Igreja Paroquial de Santo Antão é um monumento religioso da cidade de Évora, situado na Praça de Giraldo. 
No local onde se erguia a antiga ermida gótica de Santo Antoninho, foi erigida entre 1557 e 1563, sob a égide do Cardeal D. Henrique, a igreja de Santo Antão, cujo traçado original pertence a Afonso Álvares com direcção arquitectónica de Manuel Pires. Inspirada na tipologia espacial hallenkirchen das igrejas-salão do Renascimento, dinamizada pelo arquitecto Miguel de Arruda em igrejas como a Misericórdia de Santarém, o templo sofreu desde cedo algumas vicissitudes, tendo sido abalado por um forte tremor de terra em 1568, que obrigou a que em 1570, em empreitada do mestre Brás Godinho, fossem realizadas obras de consolidação das colunas e do abobadamento.
A igreja é constituída por três naves de abóbadas, com colunas de granito, cinco tramos e três capelas por detrás do altar-mor. Os cinco tramos das naves são marcados pelas impressionantes colunas jónicas, as quais dão grande imponência a todo o espaço.
A capela-mor da Igreja de Santo Antão exibe um lindíssimo retábulo de talha dourada, Estilo Nacional, do século XVII.
As capelas laterais estão decoradas com pinturas e retábulos de talha, dos quais se destacam um “São Miguel e as Almas”, do pintor-poeta Jerónimo Corte Real, e um “Santo Agostinho”, do pintor Francisco Vieira Lusitano. De entre o conjunto de altares de talha dourada, sobressai o invulgar frontal de mármore do altar-mor. Este frontal do século XIV, é proveniente da velha Ermida de Santo Antoninho e representa o Apostolado.
A fachada principal da igreja estrutura-se em três tramos, rasgados por janelas retangulares e divididos por pilastras. Nos cantos, podem ver-se duas torres quadrangulares em granito, que enquadram a fachada da igreja.
O coroamento do alçado principal da Igreja de Santão, com cúpulas e frontões, realizou-se já no século XVIII. Três portais, no centro de cada um dos tramos, dão acesso à igreja. O portal axial, inserido em falso arco de volta perfeita, tem uma lápide de homenagem ao Cardeal D. Henrique.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74948
http://www.cm-evora.pt/pt/Evoraturismo/Visitar/Paginas/Igreja-de-Santo-Antao.aspx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santo_Antão_(Évora)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila