Em São Pedro do Corval existe um dos maiores centros oleiros do País, baseado numa economia familiar, que conta actualmente com 26 olarias.
A tradição da cerâmica em São Pedro do Corval remonta aos tempos pré-históricos, graças à existência de depósitos de argilas com características específicas nesta zona do Concelho de Reguengos de Monsaraz, que motivaram desde sempre esta actividade.
Por entre potes, rodas de oleiros e fornos descobrem-se peças utilitárias tradicionais únicas que nos transportam para os tempos antigos em que o barro se moldava às necessidades dos trabalhos dos campos e das vidas humildes no Alentejo.
Actualmente encontramos em São Pedro do Corval verdadeiras obras de arte, quer na forma, quer na decoração - a pintura cerâmica - feitas com um saber ancestral e uma estética característica da região. Aliado à experiência única de poder ver ao vivo o barro a ser moldado pelas experientes mãos do mestre oleiro na sua roda e de poder partilhar dos seus conhecimentos e vivências, São Pedro do Corval, com mais de duas dezenas de olarias em constante funcionamento é por excelência o maior centro oleiro do país e um dos maiores da Península Ibérica.
Fonte: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Ler mais:
http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/list-olaria.aspx
https://lifecooler.com/artigo/atividades/olaria-de-sao-pedro-do-corval/296934
Sem comentários:
Enviar um comentário