O Aqueduto de São Sebastião, popularmente conhecido como os Arcos do Jardim, localiza-se na calçada Martim de Freitas, em frente ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
Mandado edificar cerca de 1570 por D. Sebastião, com o objectivo de levar a água da Alta da cidade até à colina que se lhe depara defronte, onde no início do século XVII haveria de se erguer o Convento de Santa Ana, o Aqueduto de São Sebastião estende-se ao longo de um quilómetro, atingindo no seu ponto mais alto treze metros de altura. A robusta edificação é atribuída ao engenheiro Filipe Terzi, que terá aproveitado o traçado já existente de um aqueduto romano para a disposição da estrutura quinhentista.
A construção primitiva foi alterada na década de 60 do século XX, com a demolição de um arco e dos edifícios anexos, de forma a possibilitar, nesse local, a abertura de uma praça e respectivo arruamento de acesso. Mantiveram-se vinte arcos, assentes sobre grandes pilares com as faces em degraus, que suportam o canal, coberto por abóbada de berço.

Em 2000 foram levadas a cabo obras de restauro, limpeza e consolidação da estrutura do aqueduto. Durante estes trabalhos, encontraram-se vestígios de policromia, tanto no baldaquino, nomeadamente nas estátuas dos santos e interior da cúpula, como nas letras das inscrições laterais, o que nos dá uma ideia totalmente distinta do programa decorativo primitivo, bem mais festivo e espectacular do que a sua monocromia actual nos permite visualizar.
Fonte: Catarina Oliveira, DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70173
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1625
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aqueduto_de_São_Sebastião
https://www.allaboutportugal.pt/pt/coimbra/monumentos/aqueduto-de-sao-sebastiao-arcos-do-jardim
Sem comentários:
Enviar um comentário