A Batalha de Montes Claros, foi travada em 17 de junho de 1665, em Montes Claros, Borba, entre Portugueses e Espanhóis. Passando neste local a estratégica estrada entre Vila Viçosa e Estremoz, o Marquês de Caracena tentou impedir que as tropas portuguesas acudissem Vila Viçosa, onde os espanhóis pretendiam destruir o Palácio dos Duques de Bragança, símbolo da nova dinastia.
Campo de batalha |
As tropas portuguesas, comandadas pelo Marquês de Marialva e pelo Conde das Galveias conseguiram o feito de derrotarem o mais poderoso exército da Europa, mostrando ao Mundo que uma reconquista de Portugal por Espanha seria uma tarefa dispendiosa, demorada e mesmo impossível. Graças a esta batalha, a paz entre os dois países foi assinada em 1668, iniciando uma nova era de prosperidade, optimismo e riqueza para Portugal.
No local foi mandado edificar, pelo Príncipe Regente D. Pedro, o Padrão de Montes Claros, uma coluna em mármore para assinalar uma das mais importantes batalhas da história de Portugal.
O Terreiro da Batalha de Montes Claros foi classificado como Monumento Nacional, no Conselho de Ministros de 06 de dezembro de 2012.
Fonte: Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central
http://www.cimac.pt/pt/site-visitar/lugares/Paginas/Montes-Claros.aspx
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/8891555
http://ensina.rtp.pt/artigo/a-batalha-de-montes-claros/
https://guerradarestauracao.wordpress.com/tag/montes-claros/
Sem comentários:
Enviar um comentário