Quem circula na estrada nacional nº 206, entre Bouça e Torre de Dona Chama, a cerca de 3 Km a Oeste desta Vila, quando atravessa o rio Tuela, não fica indiferente à existência de uma ponte, cuja ancestralidade se revela no granito dos seus arcos ou na reduzida largura do seu tabuleiro. De facto, a Ponte de pedra sobre o rio Tuela, também referida como Ponte Românica sobre o rio Tuela ou Ponte de Torre de Dona Chama, é uma ponte que ainda hoje cumpre a missão para que foi construída há séculos atrás.
Esta monumental ponte em alvenaria de cantaria de granito é constituída por seis arcos de volta perfeita, com um raio de cerca de 4,4m, reforçados, junto aos pegões, por talhamares que atingem a cota do tabuleiro e que acabam por funcionar também como contrafortes da estrutura. As aduelas dos arcos encontram-se colocadas em cunha sendo bem visíveis as marcas de forfex.
O seu tabuleiro rectilíneo e horizontal, protegido lateralmente por guardas, tem cerca de 100m de comprimento por uma largura de 6,3m e encontra-se a uma altura de cerca de 6,5m acima do leito do rio.
Eventualmente, esta ponte, junto da qual se encontrou um marco miliário anepígrafo, integraria a via romana que das actuais Léon e Astorga se dirigia a Zamora e Salamanca.
Durante a Idade Média passaria por aqui um importante eixo viário regional que de Guimarães se dirigia a Bragança. A leste encontra-se ainda o troço de um caminho empedrado com cerca de 800m de comprimento e que se bifurcava a cerca de 300m da ponte.
Desde 1982, a Ponte de pedra está classificada como Monumento Nacional.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70346
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=827
https://www.cm-mirandela.pt/pages/1266/?geo_article_id=148
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_pedra_sobre_o_rio_Tuela
http://donachama.blogspot.com/2012/10/ponte-da-pedra_6.html
Sem comentários:
Enviar um comentário