A Praia da Consolação localiza-se na freguesia de Atouguia da Baleia, a sul de Peniche. Encontra-se dividida em duas pelo Forte da Praia da Consolação.
A sul, é dotada de excelentes condições terapêuticas - numa aberta enseada, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais, e pela exposição ao Sol, proporciona o tratamento medicinal em benefício da coluna. Esse facto é único no continente europeu e leva à Consolação, anualmente, muitos milhares de pessoas.
Do lado Norte, a paisagem é completamente diferente. A partir do forte avista-se um largo e muito extenso areal que se prolonga por vários quilómetros em direcção a Peniche. Banhada pelo mar de ondulação forte, esta praia é muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf. Possui areia mais grossa do que o habitual na região.
O topónimo de Consolação provém da existência de uma capela onde se venera uma imagem de Nossa Senhora da Consolação. A fortificação ali existente adotou também o mesmo nome, ainda que no seu interior exista uma pequena ermida de Nossa Senhora do Cabo.
A fortificação ali existente foi construída no reinado de D. João IV fazendo faca à necessidade de levantar defesas por todo o litoral. A sua construção deve ter tido lugar nos anos de 1641 a 1642, de acordo com alguns documentos e em conjunto com as fortificações de Peniche, Berlenga e Baleal, constituíam uma sólida linha defensiva.
A praia oferece boas condições balneares e vigilância.
Ler mais:
http://www.cm-peniche.pt/GuiaPraias_Consolacao
https://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_da_Consolação
Sem comentários:
Enviar um comentário