segunda-feira, 23 de julho de 2018

Fajã do Ouvidor

A Fajã do Ouvidor é uma das maiores fajãs da ilha de São Jorge, situada na costa Norte da ilha e sobranceira a uma falésia que ronda os 400 metros de altura. Faz parte da freguesia do Norte Grande e é também conhecida por Fajã do Porto. Toma o seu nome do facto de Valério Lopes de Azevedo, Ouvidor do Capitão do Donatário, ter sido um dos seus principais proprietários.
O lugar é constituído por cerca de vinte e cinco a trinta casas antigas. De todas as casas da fajã só à volta de onze são habitadas durante todo o ano. Nesta fajã o número de casas modernas está a crescer rapidamente, correndo-se o risco de vir a ultrapassar o número de casas antigas, sublimes casas de pedras, com freios ou completamente brancas.
Outro ponto que chama atenção são os pequenos terrenos de cultivo, como milho e videiras, de significativo poder económico para a localidade, assim como o porto, que desenvolve algumas actividades de embarcações de recreio e de pesca.
É a única fajã de São Jorge que possui discoteca, café, restaurante, farol e uma casa com piscina.
A fajã tem um templo, a Ermida de Nossa Senhora das Dores, datada de 1903, que não possui imagens antigas nem arquivos que são feitos na Paróquia do Norte Grande.
O porto de pesca, bem cuidado, tem guindaste. Existem diversos barcos de recreio e de pesca. Aqui pesca-se com anzóis e redes pequenas, e tarrafas, confeccionadas nesta fajã, algumas delas ainda estão conservadas.
A Fajã do Ouvidor teve a sua origem ligada às escoadas lávicas basálticas decorrentes da montanha vulcânica central da Ilha de São Jorge, mais precisamente das emitidas pelo Pico Areeiro, que se localiza a 3 km e com formação há cerca de 2.530 anos.

Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fajã_do_Ouvidor
https://byacores.com/faja-do-ouvidor/
https://www.feriasemportugal.com/faja-do-ouvidor-ilha-de-sao-jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila