A Fajã do Ouvidor é uma das maiores fajãs da ilha de São Jorge, situada na costa Norte da ilha e sobranceira a uma falésia que ronda os 400 metros de altura. Faz parte da freguesia do Norte Grande e é também conhecida por Fajã do Porto. Toma o seu nome do facto de Valério Lopes de Azevedo, Ouvidor do Capitão do Donatário, ter sido um dos seus principais proprietários.

Outro ponto que chama atenção são os pequenos terrenos de cultivo, como milho e videiras, de significativo poder económico para a localidade, assim como o porto, que desenvolve algumas actividades de embarcações de recreio e de pesca.
A fajã tem um templo, a Ermida de Nossa Senhora das Dores, datada de 1903, que não possui imagens antigas nem arquivos que são feitos na Paróquia do Norte Grande.
O porto de pesca, bem cuidado, tem guindaste. Existem diversos barcos de recreio e de pesca. Aqui pesca-se com anzóis e redes pequenas, e tarrafas, confeccionadas nesta fajã, algumas delas ainda estão conservadas.
A Fajã do Ouvidor teve a sua origem ligada às escoadas lávicas basálticas decorrentes da montanha vulcânica central da Ilha de São Jorge, mais precisamente das emitidas pelo Pico Areeiro, que se localiza a 3 km e com formação há cerca de 2.530 anos.
Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fajã_do_Ouvidor
https://byacores.com/faja-do-ouvidor/
https://www.feriasemportugal.com/faja-do-ouvidor-ilha-de-sao-jorge
Sem comentários:
Enviar um comentário