A Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES) abrange o essencial do estuário do Sado, e estende-se por território pertencente aos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Palmela e Setúbal.
A Reserva Natural do Estuário do Sado foi criada em 1980, visando fundamentalmente assegurar a manutenção da vocação natural do estuário, o desenvolvimento de actividades compatíveis com o equilíbrio do ecossistema estuarino, a correta exploração dos recursos, a defesa de valores de ordem cultural ou científica, bem como a promoção do recreio ao ar livre.
A RNES tem um reconhecível valor científico que ultrapassa as fronteiras do nosso país tendo sido classificada internacionalmente como Zona de Protecção Especial para as Aves.
Neste local existe o registo de 221 espécies de aves. É um local de nidificação, repouso ou invernada para diversas aves com destaque para a Águia-sapeira (Circus aeruginosus), o Alfaiate (Recurvirostra avosetta), o Flamingo (Phoenicopterus roseus), o Merganso-de-poupa (Mergus serrator), o Maçarico-real (Numenius arquata), o Milherango (Limosa limosa), o Ostraceiro (Haematopus ostralegus), o Pato-trombeteiro (Anas clypeata), o Pernilongo (Himantopus himantopus), o Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina) e a Tarambola cinzenta (Pluvialis squatarola). Importante, igualmente, para a desova, desenvolvimento e crescimento de vários peixes e do roaz-corvineiro.
Apesar do escasso povoamento em parte importante da sua orla, a Reserva Natural guarda inúmeros testemunhos da presença humana no passado - fornos romanos localizados na herdade do Pinheiro e a feitoria fenícia de Abul a que se pode acrescentar o complexo de salga romana situado nas imediações de Tróia.
Actualmente ainda predominam as actividades agrícolas, maioritariamente associadas com a cultura do arroz e com algumas salinas, nas zonas mais junto ao rio e seus afluentes, e com a floresta e a pastorícia em zonas mais elevadas e não sujeitas às marés.
A pesca tradicional e a apanha de mariscos são também actividades que aqui se desenvolvem e que estão centralizadas em alguns pequenos núcleos piscatórios.
Trata-se de um conjunto de actividades perfeitamente integradas e compatíveis com o meio ambiente e com a importância natural de todo este território.
Ler mais:
http://www2.icnf.pt/portal/ap/r-nat/rnes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Natural_do_Estuário_do_Sado
http://www.rotasdosal.pt/pt/reserva-natural-sado/
http://www.cm-alcacerdosal.pt/pt/turismo/o-que-fazer/itinerarios-turisticos/descoberta-da-reserva-natural-do-estuario-do-sado/
Sem comentários:
Enviar um comentário